Atualização Free Fire Dezembro 2021: De que forma as mudanças afetam o competitivo? Confira

As atualizações recentes mudam bastante a atmosfera do cenário competitivo e agradam o público.
Atualização Free Fire Dezembro 2021: De que forma as mudanças afetam o competitivo? Confira

Ronald Queiros

A atualização de dezembro (OB31) chegou ao Free Fire nesta quarta (1) repercutindo bastante devido as mudanças nas armas, mecânica e personagens. Qual o impacto que essas mudanças terão no competitivo? Confira:

Chrono

É evidente que o Free Fire vem perdendo o público desde o acréscimo de alguns recursos dentro do jogo, como Barret, Chrono, Dual Vector e o temporizador das granadas

Esses recursos trazem um desequilíbrio muito grande e não permitem uma variação na composição de armas e personagens, tornando o jogo monótono, o que gera desinteresse por parte do público e dos jogadores.

Recursos desbalanceados

A granada é um item útil que acabou se tornando bastante forte devido ao acréscimo do temporizador, onde ao acionar o botão, o jogador consegue controlar onde a granada vai explodir. 

A combinação do temporizador da granada com o personagem Álvaro (expande a área de explosão) e o pet Brabuíno (aumenta o alcance das granadas) potencializou o desbalanceamento do item.

Além disso, ter acesso as granadas era tarefa fácil tendo em vista que os jogadores poderiam encontrar as granadas espalhadas pelo mapa ou comprá-las nas lojinhas. Isso tornou as trocas desleais, já que os inimigos não conseguiam reagir devido a potência e a quantidade elevada de granadas.

Granada

No caso do Chrono, Barret e da Dual Vector, eles já eram desbalanceados desde a origem. A Barret atravessa e quebra as paredes de gelo muito rápido, o Chrono tem como virtude o ataque e a defesa e a Dual Vector era demasiada potente.

Essa desproporcionalidade era evidenciada no MVP dos campeonatos, quando o top 10 do ranking era composto quase 100% por jogadores que utilizavam esses recursos.

Não existia equilíbrio, o rush que usasse Dual Vector era forte demais, o jogador que faz a função de terceiro homem com as granadas era forte demais e o suporte com a Barret era forte demais.

Ademais, isso permitia que um jogador que não treinasse tanto levasse vantagem nas trocações contra quem treinava, frustrando muitos players.

Balanceamento

As duas últimas atualizações (OB30 e OB31) vieram com o intuito de equilibrar o jogo e despertar novamente o interesse do público. Na atualização OB30, podemos notar esse intuito com o nerf da Dual Vector, a diminuição no dano das granadas e a adição do itemengrossador de colete”.

Já na atualização OB31, o nerf ficou por conta das snipers em geral (incluindo a Barret) com a adição do delay nas trocas de arma rápido e do Chrono, tirando a capacidade de atacar enquanto está se defendendo com a bolha.

Por outro lado, o meta com os recursos fortes demais (Chrono, Barret, Granada e mais) durou bastante tempo e esse nerf muda drasticamente a estratégia e os combates, permitindo maiores variações nos personagens e armas.

Chrono e Barret

Em virtude disso, o jogo fica mais balanceado e faz com que se destaque o talento individual e coletivo dos jogadores, não a potência dos recursos nele contido.


COMPARTILHE:

Comentários

Agora, os fãs podem deixar comentários com sua opinião sobre o assunto:

CODIGUIN FF

Notícias Relacionadas: