Harold Teo, produtor do Free Fire sobre a LBFF: "público está ansioso para um evento presencial"
Produtor mundial do Battle Royale fala sobre a LBFF e o mercado da América Latina.

Por
Ronny Rolim
Harold Teo, diretor da Garena e produtor mundial do Free Fire, durante uma entrevista recente ao site Upcomer, comentou sobre o mercado de esportes eletrônicos na América Latina e enfatizou o Brasil como dos principais mercados do Battle Royale. O diretor falou sobre a volta presencial da LBFF e dos planos para o futuro.
De acordo com Harold Teo, há uma grande preocupação da Garena com as condições em executar um torneio presencial no Brasil, assim como também na América Latina.
O Free Fire nos mercados da América Latina
"Em muitos dos mercados de rápido crescimento, como Brasil e México, onde o Free Fire tem um bom desempenho, os jogadores estão cada vez mais ultrapassando os PCs e consoles e indo direto para os dispositivos móveis como sua plataforma de jogos preferida", disse Teo. "Free Fire foi projetado com eles em mente."
Em 2019, na primeira Free Fire World Series, no Rio de Janeiro, o Corinthians conquistou o título de campeão mundial. Devido ao número de jogadores na América do Sul, times de toda a região continuam se saindo bem nos torneios globais de Free Fire.
"Os eventos de esports Free Fire também são algo que tanto os jogadores quanto os fãs desejam, e nós entregamos", disse Teo. "Continuamos a ver reações positivas em nossos torneios de esportes eletrônicos hospedados em todo o mundo e aqui na América Latina."
Na mais recente Free Fire World Series 2021 Singapura, três times da América do Sul competiram na final. Ambas as equipes do Brasil, LOUD e Fluxo, terminaram entre as quatro primeiras; segundo e quarto, respectivamente. A equipe Aze, do México, terminou em sétimo.
A expansão na América Latina

Embora o Battle Royale esteja ganhando força na América do Sul, Teo disse que os planos de expansão do jogo estão longe de estar completos.
"Estamos construindo uma comunidade global com o Free Fire", disse ele. "O foco para nós agora é continuar a melhorar o jogo e construir comunidades ainda mais fortes em todo o mundo ... Isso significa continuar a oferecer torneios de esportes para os jogadores competirem entre si para serem os melhores."
Liga Brasileira de Free Fire (LBFF) e a volta do presencial

No Brasil, uma das competições de Esports mais populares, a divisão LBFF, recomeçou em junho. A quarta temporada da final da LBFF teve um pico de mais de 1,14 milhão de espectadores simultâneos. Isso representa um aumento de 94% em relação ao público das finais do LBFF 1. Para o resto da América Latina, a Free Fire League alcançou mais de 1 milhão de telespectadores simultâneos por duas edições finais consecutivas.
Devido às mudanças nos eventos ao vivo devido ao COVID-19, os torneios oficiais ainda não aconteceram pessoalmente.
"Continuamos pensando em maneiras diferentes de aprimorar o produto, e o público está ansioso para testemunhar um torneio presencial", disse Teo. "No entanto, precisamos garantir que as condições sejam adequadas antes de hospedar um torneio off-line na região."
Embora esse esporte seja relativamente novo e esteja crescendo, sua popularidade está crescendo rapidamente. Teo disse que espera ver o jogo atingir níveis semelhantes aos de outros esportes importantes.
"Os jogadores são atraídos pelo Free Fire porque construímos e continuamos a construir comunidades fortes onde quer que nossos jogadores estejam, por meio de eventos de base e engajamento de influenciadores locais, entre outras coisas", disse Teo.