Aniversário Free Fire: história, tretas, curiosidades e atualizações

Conheça a história do Free Fire e seus principais momentos nesses 3 anos de trajetória.

Ronny Rolim

Quer receber notificações e códigos de Free Fire?

O Free Fire foi criado pela empresa 111dots studio e teve sua primeira versão Alfa lançada em Agosto de 2017 apenas no idioma vietnamita. Já em Setembro ganhou seu primeiro vídeo no Youtube, a versão no idioma inglês do jogo só saiu em Outubro do mesmo ano.

Ainda na versão Beta, o jogo fez tanto sucesso que a Garena comprou todo o projeto e, de quebra, ainda manteve o estúdio 111dots studio e as pessoas estão lá até hoje. Isso explica boa parte das coisas que chegam primeiro no servidor do Vietnã, eles devem lançar primeiro por lá antes de um lançamento global.

Nesse período de 3 anos, muitas novidades, atualizações e até mesmo muita confusão aconteceu, vamos relembrar tudo?

Dezembro/2017: Primeira versão do Free Fire

O Free Fire foi lançado em 04 de Dezembro de 2017, foi quando aconteceu o lançamento global e o APK beta foi transformado em oficial. Com tamanho de apenas 25 MB, o jogo tornou-se disponível nas lojas de celulares como Google Play e Apple Store.

Os jogos no estilo Battle Royale já eram um sucesso através do PUBG, mas somente para PC, ainda não existiam jogos no estilo para mobile.

Inicialmente, o Free Fire estava disponível apenas para 20 jogadores, logo foi atualizado para 30 e em seguida para 50 pessoas na mesma partida, como é até hoje.

Janeiro/2018: Sistema de Guildas

O Free Fire já investia em atualizações mensais e logo e apenas um mês após o lançamento global, o game liberou o sistema de Guildas, onde os jogadores poderiam formar times e inciar partidas com seus amigos.

O sistema de Guildas foi ficando cada vez mais competitivo e ao longo dos anos se tornaram equipes competitivas. Esse foi o primeiro passo da Garena para a criação de torneios competitivos de eSports no futuro do jogo. Assim como a LBFF que temos atualmente.

Fevereiro/2018: Sistema de Personagens

O sistema de personagens com habilidades foi uma inovação nos jogos do gênero Battle Royale.

Inicialmente no Free Fire existiam apenas o Adam e a Eve que não possuíam habilidades especiais, mas logo na atualização de Fevereiro foi inaugurado o sistema de personagens, a partir de então, cada personagem teria uma habilidade especial.

Neste momento foram acrescentados os personagens: Kelly, Andrew, Ford, Nikita, Olivia e Misha. Atualmente temos mais de 30 personagens no Free Fire.

Março/2018: Partidas Ranqueadas

Na atualização seguinte, já em Março de 2018, o Free Fire lançava o sistema de partidas ranqueadas.

As partidas ranqueadas dão pontos aos jogadores do modo competitivo, esses pontos são convertidos em Patentes do Free Fire. As patentes seguem o mesmo padrão nos games e esportes, medindo seu desempenho durante a partida e também o número de vitórias. Além de criar uma certa rivalidade com outros jogadores, as patentes podem incentivar o jogador a melhorar habilidades e montar novas estratégias.

Abril/2018: Mapa Purgatório

No Free Fire existia apenas um único mapa, o Bermuda. Os jogadores pediam aos desenvolvedores novos mapas, para que o jogo não se tornasse repetitivo.

A Garena atendeu aos pedidos e já em Abril de 2018 lançou o Purgatório.

No começo, a  comunidade reclamou bastante, por ser um mapa bem diferente do bermuda, maior e com muito espaço em campo aberto. Ao longo da história a Garena fez várias mudanças no mapa, até chegar ao que temos nos dias atuais.

Maio/2018: Passe de Elite

Neste momento, o Free Fire já despontava como o jogo mais baixado do Brasil mas a sua fonte de receita ainda era bem pequena, os jogadores não costumavam colocar diamantes no jogo.

Foi então que a Garena lançou a "braba", o sistema de Passe de Elite!

Veja também: Todos os Passes de Elite do Free Fire;

O Flor de Sakura foi o primeiro Passe de Elite do Free Fire, precisava apenas de 175 emblemas. O lançamento foi uma confusão, pouquíssima pessoas se prontificou a comprar o novo sistema, pois ainda era bem confuso na época. Talvez por isso que esse Passe de Elite seja, com toda certeza, o item mais raro do Free Fire.

Setembro/2018 : Lançamento Free Fire Mania

Em setembro de 2018, criamos o site Free Fire Mania, o primeiro site mundial focado em Free Fire.

Com conteúdo totalmente independente e feito por jogadores. Desde então, com atualizações diárias, além de dicas, vídeos, ferramentas e tudo relacionado ao game.

Janeiro/2019: Sistema de Pets

Na atualização de 22 de Janeiro de 2019, chegaram os Pets ao Free Fire, é a primeira vez que os personagens tem um companheiro nas batalhas! Então, para que servem os Pets?

Os Pets servem para dar habilidades extras aos jogadores, assim como as habilidades dos personagens, eles podem ser decisivos durante uma batalha!

E quem não se recorda daquela primeira tela inicial com esse gatinho na frente? Deu o que falar!

El Gato banido

Também em Janeiro, um dos principais youtubers da época, El Gato acabou sendo banido pela Garena.

No auge, o El Gato aparecia em um vídeo se aproveitando de um "bug" do jogo para ganhar diamantes. Milhares de jogadores que assistiam o youtuber acabaram acompanhando e fazendo o "bug", o que resultou no banimento de todas as contas.

Mais tarde, a Garena acabou liberando a conta do youtuber e também dos jogadores.

Abril/2019: Mundial de Free Fire

Após longas batalhas na Free Fire Pro League, os times da Tropa M3C (que logo foi adquirida pela Red Canids) e Golpistas, 1º e 2º colocado do torneio nacional, viajaram até a Tailândia para disputar o primeiro mundial de Free Fire.

Os times brasileiro não se saíram muito bem, a Golpista ficou em 6º lugar, mas levou o título de MVP com o jogador Kronos (atualmente na LOUD).

Novembro/2019: Personagem Alok

De acordo com a assessoria do game, "O nome de Alok surgiu ainda em janeiro de 2019, quando a Garena descobriu que o DJ é um fã genuíno de Free Fire. Conversamos com o Alok e surgiu a ideia de colocá-lo dentro do jogo." Assim, o DJ virou um personagem dentro de Free Fire em 11 de novembro de 2019.

O Dj abriu mão de toda a renda conseguida com o seu personagem, transferindo os valores para instituições de caridade. Além disso, o Alok também escolheu de perto a sua habilidade, colocando algo que pudesse ajudar outras pessoas.

O Alok é atualmente o personagem mais utilizado do Free Fire.

Novembro/2019: Brasil Campeão Mundial de Free Fire

O Brasil foi reconhecido como principal comunidade no Free Fire e acabou recebendo o Campeonato Mundial em 2019, no qual o Corinthians foi campeão.

Dezembro/2019: Mapa Kalahari

Mais de 2 anos após o lançamento do Free Fire, os jogadores vinham pedindo que a Garena criasse um novo mapa para as partidas.

O mapa do deserto Kalahari chegou em Dezembro de 2019 e trouxe novas emoções para o jogo e será utilizado pela primeira vez no competitivo na 3ª edição da LBFF.

Comenta aí, quem passou por tudo isso no Free Fire? De qual momento você mais se recorda?


COMPARTILHE:

Comentários

Agora, os fãs podem deixar comentários com sua opinião sobre o assunto: